domingo, 8 de março de 2009

Espaguete com Feijões e Lula e Meca Assada com Prosseco.

Ferva meia xícara de feijão fradinho até ficar al dente, por mais ou menos por 25 minutos. Dê um banho de água fria (para parar o cozimento) e reserve. Frite cebola, alho e uma pimenta dedo de moça, sem sementes, picada. Acrescente o feijão. Reserve. Pique duas lulas, com tentáculos, e as frite em azeite por não mais que 4 minutos. Misture as lulas e os feijões com a cebola, alho e pimenta. Cozinhe 1/4 de um pacote de espaguete integral, até fiar al dente. Frite o espaguete, após cozido, em azeite de oliva, por meio minuto, acrescente a lula e os feijões, frite até aquecerem. Finalize com salsinha picada e gergelim negro torrado.
Durante:
Tempere postas de Meca com sal, pimenta do reino, tomilho e cebolinha. Acresça um quarto de uma garrafa de Prosseco (seco de verdade, nunca doce). Coloque-as num refratário, regue-as com azeite de oliva e a marinada e adicione uma folha de louro a cada posta. Asse no forno a 240º por mais ou menos 40 minutos.
Sirva os espaguetes com as postas.
A gordura da meca se compatibiliza com a doçura natural do prosseco. Caso tenha uma salamandra no forno, use-a nos últimos dez minutos de cozimento, para deixar o peixe mais tostado de um lado e sem a "espuma" de gordura que os peixes gordurosos costumam liberar quando assados em marinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário