sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Culinária Caipira e Pequenos Animais

Para começar, uma galantine feita com diversas carnes, incluindo rabada, alho poró, cebola, cogumelos, cenoura....


A galantine fora da forma

Além disso, um pâté de campagne.




Para acompanhar, Gesellmann Hochberg Austríaco, 2007 (http://www.gesellmann.at/gm/weine/blaufraenkisch_hochberc.php), delicioso.


Prato principal, paleta de porco, marinada em vinho branco, cachaça, cebola, alho, limão cravo, salsão, alho poró, cenoura, sal e pimenta-do-reino e pimenta dedo-de-moça.


A paleta foi cozida com a marinada por quatro horas, em fogo muito baixo, enrolada em papel celofane, e depois foi dourada no forno à lenha. Para acompanhar, arroz com tomate, limão cravo, salada de feijão fradinho e jiló cozido.



Quem nos ronda no almoço? O beija-flor.


Quem invadiu e nos assustou? A falsa coral, escondida nos muitos dias sem chuva durante o inverno passado.


Quem nos observa atentamente? A rolinha, recém nascida, careca e feinha, cujos pais fizeram o ninho que nos deixou um tempão sem mexer nos toldos.

E se sobra alguma coisa, quem bagunça tudo durante à noite?

No começo pensamos que era um quati, mas na verdade é um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), que remexe tudo o que deixamos, e que foi carinhosamente apelidado de Wilbur.

É isso.

3 comentários:

  1. Olá Rogério!

    Estava navegando a web a procura de sítios sobre culinária, quando esbarrei nesse gourmet incidental. Comecei a me interessar pela cozinha há algum tempo. Apesar de ter tido, por conta da minha profissão, contato muito mais íntimo com o processamento químico de alimentos, cálculos de equipamentos industriais e técnicas de envase - as quais, inevitavelmente, produzem comidas padronizadas, sem muita preocupação com sabores/aromas/sensações - acho que meu interesse maior sempre esteve relacionado com o que vejo nas suas fotos e no seu texto. É interessante experimentar, quando temos a oportunidade, sem pressa, as comidas de outras regiões/países. Acho que é uma maneira de conhecer um pouquinho sobre as culturas, adquirindo um certo sentimento pelo local onde a comida é típica. Da mesma forma, a expectativa das sensações das comidas, muitas vezes surpreendentes, faz com que as viagens sejam muito mais prazerosas.

    Gostei do seu blog e espero que venham mais posts em breve!

    Um abraço,

    Nara Cardoso Barato

    ResponderExcluir
  2. Nara, obrigado pelo seu comentário e pelos elogios! Agora voltarei a escrever com mais regularidade.

    Você já sabe toda a parte técnica da coisa, para virar chef é um pulo!..rs.

    E o Clio?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Rogerio,
    Puxa, foi mesmo uma grande coincidencia voce ser tambem do Clio!
    Melhor do que virar chef eh ser uma daquelas pessoas que andam pelos restaurantes experimentando os cardapios dos chefs e contando quantas estrelas cada um tem. O trabalho nao deve ser nada mau :)
    Bem, boa sorte nos seus estudos!
    Deixo entao meu email: nbarato@yahoo.com
    Ate breve,
    Nara

    ResponderExcluir