quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ilia

Finalizando o breve tour por Milão, o Gourmet Incidental foi conhecer o Ilia, localizado perto da Porta Venezia. Ótima comida milanesa.




Como Antipasti foram-nos servidos bolinhos de batatas fritos, batatas chips, pães e torradas.





Passando às entradas, foram provados o Carpaccio, bem executado porém em nada surpreendente, e o Crostini di Fegatini di Pollo Caldo alla Toscana, maravilhosas torradas de pão italiano com fígado de galinha.




Para acompanhar as entradas, um Fattoria Dei Barbi (http://www.fattoriadeibarbi.it/), Morellino di Scansano DOCG, 2007, 14º.



Passando aos principais, provou-se o melhor prato da noite, a Polenta all'Aga Khan, que se encontra no menu entre as especialidades da casa. É uma grande fatia de polenta, mais rígida, coberta por lâminas de cogumelo porcini, um ovo frito, com a gema mole, e finalizada com lâminas de trufa. Espetacular.



Além disso, como primo piatti, Pappardelle Fresche con Fungi Porcini.



Como secondo piatti, Polpettine della Casa con Funghi Porcini e Polenta e uma fantástica Bisteca Fiorentina.



Em relação à Fiorentina, ela é feita numa grelha e finalizada com algo que pareceu ser vinho branco e alguma erva. A carne tinha uma textura ótima, porém a vergonhosa foto não fará jus ao sabor, ao tamanho, nem aos modos à mesa.



Acompanhando os pratos principais, um Vino Nobile de Montepulciano, o Tenuta Lodola Nuova 2005, da Ruffino (http://www.ruffino.it/pagine/pagina.aspx?ID=P2005013&L=IT), bom, mas não ótimo.



Nas sobremesas, das quatro pedidas uma revelou-se especialmente interessante. Além das Frutas do Bosque, Tartufo e Zabaione, o sorvete de pistache com peperoncino é muito bom, especialmente para paladares não tão chegados a melados; o leve picante do peperoncino faz um bom contraponto à untuosidade do pistache.






Alfim, Grapa.



Recomendadíssimo.

Ilia
http://www.ristorante-ilia.it/italiano/home.html
Via Lecco, 1, Milano
(+39) 02.29521895

Nenhum comentário:

Postar um comentário