segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bagutta

O Bagutta é um muito simpático restaurante localizado no centro de Milão, com uma história curiosíssima. Além de ser uma tratorria, o restaurante concede, desde 1927 (com um intervalo entre 1937 e 1947) um prêmio literário.



Livros, pinturas, fotografias, recortes de jornal e notícias sobre o prêmio, tudo evoca esse viés literário da casa.



A comida é boa, mas não espetacular, e a refeição teve alguns pontos altos, como o ravioli alla bolognese e outros nem tanto, como no caso do spaghetti ai gamberi e rucola.



Como entradas, foram provados o prato de salumi misto, como salame, salame com erva-doce, prosciutto, bresaeola e, como se pode ver na parte de cima da fotografia, o delicioso lardo (o embutido branco), untuoso e com uma textura muito suave.



O lardo é feito com a gordura do dorso do porco, que é massageada com sal, ervas e especiarias, e sofre um processo de cura que leva alguns meses. As ervas e especiarias podem variar de acordo com a região no qual é produzido. Conforme consta da obra "Salumi - Ingrediente & Ricette della Cucina Italiana", Editora Mondadori, 2002, de seus dois principais tipos, o Lardo di Colonnata, da Toscana, é aromatizado com sálvia e alecrim, ao passo que o Lardo di Arnad, de Val d'Aosta, é aromatizado com louro. Enfim, merece essa digressão, pois é delicioso.

Para acompanhar as entradas, provou-se o Inferno Valtellina Superiore 2005, da Vinícola Nino Negri,um corte 90% nebbiolo e 10% de "castas locais" não identificadas (http://www.ninonegri.it/italiano/index.htm). Um pouco decepcionante, suave demais.

Ainda entre as entradas, o carpaccio de atum estava muito bom, o atum vinha levemente selado por fora, acompanhado de azeite e ervas e ladeado de um suave creme de mostarda.



Por fim, a flor de abobrinha frita estava ótima, saborosa, a fritura seca, salgada no ponto certo.



Para acompanhar os pratos principais, tomou-se um Dolcetto D'Alba Castello di Neive 2007, da vinícola Basarin (http://www.castellodineive.it/index.php?option=com_content&task=view&id=118&Itemid=91). Mais estruturado, um bom vinho.



O Spaghetti ai Gamberi i Rucola revelou-se um pouco insosso. Nele sem se amalgamaram o camarão e a rúcola, nem a soma do frescor dos dois ficou evidente.



O Rigatoni, ervilha, crema, ragu, elaborado com molho branco e ragu, e o raviolli alla bolognese, com um ótimo ragu e um recheio saboroso, revelaram-se os melhores pratos da refeição.





O lugar é agradabilíssimo e vale a visita.

Via Bagutta 14
20121 Milano
Zona Centro ( P.zza S.Babila)
02/76002767 fax 0245471401
+39 3929198934
http://www.acena.it/bagutta/
http://www.bagutta.it/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário